Paixão pelo que faz: o primeiro passo para alcançar os sonhos


“Trabalho é amor tornado visível. Todo trabalho é vazio a não ser que haja amor”. Essa frase de Khalil Gibran, poeta que trouxe profundas reflexões sobre o sentido da vida, paixão e trabalho, orienta como a profissão pode se tornar um verdadeiro ato de amor para alguém, sendo um instrumento para dar expressão as suas próprias capacidades. A paixão pelo que se exerce é importantíssima para a realização pessoal e para tornar único o seu próprio trabalho. E esse sentimento pode fazer toda a diferença no dia a dia e, principalmente no crescimento profissional e pessoal.
Mas será que isso é possível nos dias de hoje? É utopia ou realidade seguir uma paixão, um sonho profissional? Infelizmente muitas pessoas acreditam que seguir com seus sonhos profissionais é ilusão, por isso, usam algumas desculpas como muletas para reforçarem tal crença limitante. Ao refletir sobre quanto o trabalho ocupa grande parte da vida, é possível perceber que as pessoas passam, em média, oito horas por dia exercendo determinada função, durante cinco dias por semana ou, às vezes, muito mais tempo dedicando toda a atenção, energia e ideias a ele.
Quando essa dedicação se torna obrigação ela passa a ser um peso. Nesse caso, vale a pena refletir sobre o que se gosta e se deseja realizar, afinal é muito tempo investido no trabalho para que ele seja simplesmente descartado quando acaba o expediente. É fundamental a busca por aquilo que motiva e cativa, mesmo que as coisas não aconteçam no ritmo e da maneira que se deseja.
Com certeza fazer uma reflexão sobre o tema é um pouco mais complexo e profundo do que parece, já que o desemprego continua sendo um problema. Porém, se você for esperar para agir até que todas as condições estejam ideais, você nunca irá atrás dos seus sonhos e daquilo que realmente irá te realizar.
O trabalho dos sonhos nem sempre é possível de imediato, mas isso não significa que é preciso desistir dele ou deixar de demonstrar talento em outros trabalhos, pois eles fazem crescer e aperfeiçoar habilidades para chegar cada vez mais próximo à profissão desejada. Podem existir momentos em que é preciso tempo para amadurecer e fortalecer o autoconhecimento, além de sabedoria e humildade para trilhar o caminho e subir cada degrau necessário.
Até a profissão dos nossos sonhos possui aspectos repetitivos, estressantes, muitas vezes chatos e pouco divertidos. Por isso, a reflexão sobre o amor pela profissão vai além do trabalho ideal e perfeito. Algumas atitudes mentais podem ajudar nessa reflexão.
Respeitar as próprias conquistas é fundamental em qualquer área que se esteja inserido. Qualquer trabalho pode dar satisfação, aprendizado e promover o crescimento pessoal e profissional, mesmo que não seja aquele que tanto sonhou. O importante é respeitá-lo e identificar de que forma ele pode ser útil, como ele afeta positivamente a vida, quais são os lados positivos que ele oferece e compreender que ele faz parte do caminho para chegar ao propósito.

Viver com entusiasmo vai garantir a qualidade de vida, mesmo que ainda não esteja na posição sonhada. Quando se tem por verdade que é necessário viver uma situação ideal e perfeita para ter paixão e entusiasmo, dificilmente se experimentará tais sensações. É apenas quando se decide viver com entusiasmo e paixão pela vida que se percebe quantas oportunidades existem ao redor.

Gratidão é o que mantém as pessoas satisfeitas, independente de onde elas estão. Quem possui esse sentimento pelo trabalho enfrenta com mais facilidade as responsabilidades que ele comporta e, assim, consegue perceber os pontos positivos dele. A gratidão é um sentimento que desperta emoções positivas nas pessoas, seja na vida pessoal ou profissional. Muitas vezes, acredita-se que os sonhos e desejos são difíceis de serem realizados e que os problemas são tão grandes que somente um milagre ou grandes esforços poderão resolvê-los. Dessa forma, não é percebido o peso e a influência das próprias atitudes na concretização dos resultados. A gratidão antecipada, isto é, ser grato antes mesmo dos resultados acontecerem, é a verdadeira mudança de mentalidade e de paradigmas.
A magia acontece quando os seus objetivos saem da mente e chegam ao coração. É nesse momento que as pessoas se apaixonam por uma ideia, um projeto, um sonho e ele se torna real, mesmo que ainda não tenha se materializado e que precise de algum tempo e preparação para isso.
Entenda que a paixão, no seu significado geral, é um sentimento profundo que te impulsiona a definir objetivos desafiadores e a usar a criatividade para atingi-los, determinando as transformações que deseja, seja no trabalho atual ou na busca da profissão que mais expressa suas potencialidades e talentos. E vá ao encontro daquilo que te realiza! Faça a sua realidade acontecer e transforme seus sonhos em vida!

Eduardo Shinyashiki on sabyoutubeEduardo Shinyashiki on sabrssEduardo Shinyashiki on sablinkedinEduardo Shinyashiki on sabfacebookEduardo Shinyashiki on sabemail
Eduardo Shinyashiki
Eduardo Shinyashiki é palestrante, consultor organizacional, escritor e especialista em desenvolvimento das Competências de Liderança e Preparação de Equipes. Presidente da Sociedade Cre Ser Treinamentos, colabora periodicamente com artigos para revistas e jornais. Autor dos livros: Viva como Você Quer Viver, A Vida é Um Milagre e Transforme seus Sonhos em Vida - Editora Gente. Para mais informações, acesse www.edushin.com.br.

sobre Eduardo Shinyashiki

Eduardo Shinyashiki é palestrante, consultor organizacional, escritor e especialista em desenvolvimento das Competências de Liderança e Preparação de Equipes. Presidente da Sociedade Cre Ser Treinamentos, colabora periodicamente com artigos para revistas e jornais. Autor dos livros: Viva como Você Quer Viver, A Vida é Um Milagre e Transforme seus Sonhos em Vida - Editora Gente. Para mais informações, acesse www.edushin.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *