O profundo significado de ser Líder


O conceito de liderança é, nos dia de hoje, argumento ao centro de pesquisas e estudos e também a confirmação de quanto esse tema é fundamental não só para as empresas, mas para todas as organizações que reúnem pessoas com suas peculiares e distintas características.

Na minha experiência, podemos sintetizar algumas áreas nas quais o líder precisa direcionar sua atenção e foco para conseguir uma liderança eficaz, considerando primeiramente que ela não é um “trabalho”, mas um estado de consciência, uma atitude. São elas:

– A gestão do tempo, essencial para uma adequada organização de planos e prioridades;

– Conhecimento da cultura e valores da empresa para que o líder tenha coerência em seus comportamentos e a consciência de quanto isso influencia os colaboradores;

– Atenção às próprias competências pessoais.

Para cada um desses pontos precisaria de uma reflexão específica, pois a discussão é ampla. Por esse motivo vamos focar no terceiro ponto, ou seja, nas competências pessoais necessárias para o líder desempenhar seu papel com sucesso, lembrando que a atenção não é direcionada no “que os líderes fazem”, mas no “como fazem”, na intensidade das suas palavras e ações.

Uma das competências essenciais, atualmente, é o domínio do contexto, que significa conhecer, estar atento e perceber as tendências do mercado, local e global, para conseguir antecipar o impacto delas no negócio e definir planos mais adequados.

Conhecer o contexto significa também saber identificar a multiplicidade de informações e as fontes desses dados, mantendo pesquisas e se atualizando constantemente para tomar decisões mais rapidamente e com exatidão. O pensamento crítico é fundamental, pois saber distinguir o que é falso do que é verdadeiro é uma habilidade crucial para um líder hoje.

Outra competência importante para esse profissional é saber criar uma visão que sintetize, em poucas palavras, o significado do empenho coletivo e que possa gerar participação e consenso nas equipes.

Para isso é necessária uma comunicação eficaz, que se concentre não somente no conteúdo da mensagem, mas principalmente nos destinatários dela, pois, conhecendo os interlocutores, podemos adequá-la para criar consenso, empatia, parceria e um impacto concreto sobre os resultados.

Desse bom entendimento nasce a capacidade de inspirar e difundir confiança, colocando-se não como quem tem as respostas e as soluções para tudo, mas como quem sabe solicitar as respostas dos colaboradores, promovendo e reconhecendo as contribuições da equipe com humildade, qualidade muito próxima à sabedoria.

Outra competência a ser desenvolvida é a capacidade de definir uma estratégia para atingir os objetivos estabelecidos, e aqui voltamos para a primeira qualidade identificada de análise do contexto e cenário. Por meio dela, podemos reconhecer os recursos necessários, as possíveis parcerias, planejar as ações e alternativas em função das variáveis e, assim, controlar melhor os resultados.

É importante ter em mente que tudo isso deve ser utilizado não como manipulação nas relações, como encontramos no “O Príncipe” de Nicolau Machiavel, por exemplo, em que, sem nenhum questionamento ético, a ação do Príncipe era unicamente direcionada a manter o seu poder. Mas, ao contrário, sempre com transparência e coerência para que as ideias se transformem em projetos e resultados com a contribuição de todos da equipe.

A palavra liderança na sua raiz indoeuropea leith significa “superar um limite, “plasmar o futuro”, “inovar profundamente”. É esse o significado e a essência do papel do líder: ir além dos limites, olhar para onde todos estão olhando e enxergar o que ninguém viu, acompanhar a mudança nas pessoas, organizações e sociedade e imaginar o futuro para poder criá-lo.

Eduardo Shinyashiki on sabyoutubeEduardo Shinyashiki on sabrssEduardo Shinyashiki on sablinkedinEduardo Shinyashiki on sabfacebookEduardo Shinyashiki on sabemail
Eduardo Shinyashiki
Eduardo Shinyashiki é palestrante, consultor organizacional, escritor e especialista em desenvolvimento das Competências de Liderança e Preparação de Equipes. Presidente da Sociedade Cre Ser Treinamentos, colabora periodicamente com artigos para revistas e jornais. Autor dos livros: Viva como Você Quer Viver, A Vida é Um Milagre e Transforme seus Sonhos em Vida - Editora Gente. Para mais informações, acesse www.edushin.com.br.

sobre Eduardo Shinyashiki

Eduardo Shinyashiki é palestrante, consultor organizacional, escritor e especialista em desenvolvimento das Competências de Liderança e Preparação de Equipes. Presidente da Sociedade Cre Ser Treinamentos, colabora periodicamente com artigos para revistas e jornais. Autor dos livros: Viva como Você Quer Viver, A Vida é Um Milagre e Transforme seus Sonhos em Vida - Editora Gente. Para mais informações, acesse www.edushin.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *