Loading...
O PODER DO OTIMISMO E DA VISÃO POSITIVA SOBRE A VIDA

O PODER DO OTIMISMO E DA VISÃO POSITIVA SOBRE A VIDA

É interessante notar que todas as nossas ações nascem de como enxergamos o mundo ao nosso redor, dos tipos de pensamentos que alimentamos e que grande parte do estresse que vivemos está na forma de como encaramos as situações. Se não há como evitar as situações desgastantes da vida, existe como olhá-las de forma mais positiva.

                Nada vai acontecer se insistirmos em falar sobre problemas e desafios, reclamando de uma realidade e se esquecendo do futuro. O nosso cérebro só enxerga o que desenvolvemos habilidade para enxergar. Alguns desenvolvem só a visão dos problemas, e não da solução. Esse hábito pode nos levar a um estado de contínuo medo e inadequação, sendo prejudicial para qualquer área da nossa vida.

                Quando sentimos segurança em nós mesmos e temos confiança no futuro, criamos um sentimento indispensável para agir e iniciar a realização dos nossos objetivos: o otimismo. Podemos ter o carro e o destino, porém precisamos da gasolina para realizar a viagem. Essa metáfora simples é a representação da importância do otimismo na nossa vida, o combustível para as nossas realizações.

                Albert Einstein dizia: “Prefiro ser otimista, e errar, a ser pessimista e acertar.” Não se trata de um sentimento exagerado ou ingênuo, mas de um olhar que privilegia as possibilidades de sucesso nos acontecimentos de nossa vida. Por conta disso, o pensamento otimista é responsável por uma vida com mais qualidade e conquistas, já que os entraves do cotidiano serão analisados com uma perspectiva que valoriza o que pode dar certo, ao invés de focar nos problemas e no que pode dar errado. A maneira otimista de pensar pode fazer com que a gente tome as melhores decisões frente aos desafios da vida, trazendo resultados mais expressivos.

                O que a ciência começa a entender agora é que a crença de que tudo vai dar certo é capaz de ajudar o corpo a se manter saudável. Uma pesquisa da Universidade de Harvard aponta que mudar de atitude e buscar ser mais otimista também pode entrar nessa lista de estratégias para se manter saudável. Publicado em 2016 no “American Journal of Epidemiology”, a pesquisa “Otimismo e mortalidade por causas específicas” analisou os dados de saúde coletados durante 10 anos com mais de 70 mil mulheres nos EUA e chegou à conclusão de que, quanto mais otimista a pessoa, menor o risco de morte por algumas das doenças que mais matam.

                Treinar novas formas de pensar, e consequentemente de sentir, além de inovar a nossa maneira de agir, fortalece uma mentalidade vencedora especialmente nas atividades cotidianas, quando podemos voluntariamente treinar, praticar e alimentar o otimismo.

Nesse sentido, algumas reflexões são importantes:

  • Não deixe de perceber os pequenos milagres que possibilitam o nascer de cada dia. Comemorar os simples atos da vida e valorizar a simplicidade e as pequenas coisas que geram momentos de prazer podem ser soluções para reconstituir o ânimo.
  • Cuide da sua atitude mental: foque seus pensamentos em direção ao positivo e nas soluções, não nas dificuldades e problemas.
  • Atenção com as palavras que você usa. É importante lembramos que é por meio delas que expressamos intenções e manifestamos a nossa vontade. Frases como “não consigo”, “já tentei”, “não vai dar certo” e “a vida é difícil” não ajudam. O que falamos a nós mesmos e aos outros constroem a realidade, a maneira de ver o mundo e modelam atitudes.
  • Lembre-se de que a importância do bom humor e dos sentimentos positivos está documentada cientificamente. Inclusive, rir mais e levar as coisas com leveza prolonga a vida.

                Ser otimista, então, é um dos sentimentos que mais influenciam a nossa vida e a base dos relacionarmos que mantemos com nós mesmos e com os outros. O otimismo, irmão da esperança, é a força evolutiva que nos faz superar melhor as dificuldades, deixando-nos mais abertos a novas soluções. Transformando uma limitação em oportunidade. Nenhuma variável é determinante para definir a sua vida. Tudo será fruto da escolha que você fizer em cada momento. Acredite em você e no seu poder de ir além.

Eduardo Shinyashiki

Deixe uma resposta

Fechar
×
×

Cart